8ª Mostra Vídeos do Programa Revitalização de Nascentes

Regulamento da 8ª Mostra Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes.

Regulamento da 8ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes

 

Justificativa:

A Prefeitura de São José dos Campos promove, desde o ano de 2006, o Programa Revitalização de Nascentes em áreas públicas urbanas do município, contemplando uma série de ações em educação ambiental em parceria com escolas e comunidades. 

No ano 2013 a Educomunicação Socioambiental começou a ser utilizada como proposta pedagógica de Educação Ambiental. Entre 2013 e 2022 foram organizadas sete edições da Mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes.

Dando continuidade a esta proposta e incentivando a produção audiovisual nas escolas, em 2023 será realizada a 8ª mostra, que tem como tema “O caminho das águas na cidade”. Será mais uma oportunidade de professores e alunos apresentarem suas criações audiovisuais com o objetivo de estimular a criatividade e o registro do Programa Revitalização de Nascentes.

Serão selecionados e premiados os vídeos que melhor responderem aos critérios apontados pelo regulamento apresentado a seguir. Quanto ao gênero, a mostra aposta na diversidade audiovisual e, portanto, as produções podem ir da ficção ao documentário passando ainda pelos musicais e reportagens, entre outros. A exibição de todos os vídeos, bem como a premiação dos melhores classificados, acontecerá no dia 11 de dezembro de 2023 no Auditório Marco Antonio Raupp, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

 

Objetivo Geral:

Promover a linguagem audiovisual como meio de sensibilização e mobilização da sociedade, em parceria com as escolas, perante a importância do Programa Revitalização de Nascentes.


Objetivos Específicos:

  • Propiciar o registro das ações do programa em linguagem atual e abrangente para incentivar a reflexão socioambiental;
  • Promover a construção do conhecimento em educação ambiental;
  • Difundir o potencial da Educomunicação Socioambiental como estratégia de Educação Ambiental; 
  • Valorizar a criação e diversidade artística, a liberdade de expressão e o trabalho colaborativo nas escolas;
  • Promover o engajamento comunitário para fortalecer as ações de recuperação e conservação das áreas no entorno das escolas parceiras.

 

Metodologia:

A Educomunicação, enquanto proposta metodológica, vem ganhando cada vez mais sentido no campo da Educação Ambiental nos últimos anos.  Ela refere-se ao conjunto de ações e valores que correspondem à dimensão pedagógica dos processos comunicativos relacionados ao meio ambiente e  marcados pelo diálogo, pela participação e pelo trabalho coletivo. A dimensão pedagógica, por sua vez, engloba o “como” se geram os saberes e “o que” se aprende com a produção cultural, com a interação social e com a natureza.  

A proposta da SEURBS em trabalhar com a Educomunicação a partir da linguagem audiovisual consiste em promover as diversas formas de expressão, o trabalho em grupo e a aprendizagem de várias habilidades (elaboração de roteiros, interpretação, montagem de figurino, iluminação, edição, filmagem, expressão corporal e etc.).


Recursos Tecnológicos:

  • Celulares com câmera digital, filmadora, máquina fotográfica com recurso de filmagem.
  • Microcomputadores.
  • Aplicativos ou Software de edição.

 

  1. Regulamento:

I - Geral

 

1 – A Mostra de Vídeos Ambientais tem caráter pedagógico e cultural e está aberta aos estudantes das instituições públicas parceiras do Programa Revitalização de Nascentes.

 

2 – Todos os vídeos produzidos para o evento deverão abordar o tema “O caminho das águas na cidade” de forma autoral e no formato de curta metragem.

 

3 – O Protagonismo Juvenil, que pressupõe a liderança no processo de criação e execução do filme pelos alunos, é um dos valores fundamentais da Educomunicação. Portanto, deverá ficar evidente a participação efetiva dos estudantes em todas as etapas do processo: criação, elaboração do roteiro, filmagem e edição. 

 

4 – Cada escola poderá participar com um vídeo somente. Os vídeos deverão ser produzidos utilizando dispositivos que permitam a criação de obras audiovisuais digitalizadas, em formato mp4, com duração de até 5 minutos, incluindo as apresentações e créditos (de acordo com o modelo proposto pela mostra).

 

5 – Não serão aceitos ou considerados trabalhos audiovisuais as seguintes situações:

 

5.1 – Vídeos com mensagens publicitárias, propaganda político-partidária e com conteúdo comercial explícito ou implícito.

 

5.2 – Vídeos que manifestem qualquer forma ou conteúdo discriminatório em relação à abordagem de etnia, religião, orientação sexual, gênero, agremiação desportiva, etc.

 

5.3 – Vídeos que incorporem conteúdo sexual, incitem ou façam apologia a práticas ilícitas, à violência ou a atos e atitudes que coloquem em risco a integridade física ou moral de pessoas ou comunidades.

 

6 - Os participantes da Mostra de Vídeos Ambientais deverão citar os créditos das músicas, textos ou imagens de arquivos que detenham propriedade autoral.

 

7 – O material inscrito na Mostra de Vídeos Ambientais será cedido à Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos e passará a fazer parte do acervo da videoteca desta Secretaria, podendo ser utilizado posteriormente para divulgação do Programa Revitalização de Nascentes e outras ações educativas e pedagógicas, sem fins lucrativos ou comerciais.

 

8 – Ao participarem da Mostra de Vídeos Ambientais os alunos realizadores (ou seus pais e responsáveis, no caso dos estudantes menores de 18 anos) autorizam por tempo indeterminado o uso de suas imagens e o uso dos vídeos por eles produzidos para publicação ou divulgação em veículos de comunicação e imprensa da PMSJC  sem acarretar nenhum ônus.  Reforça-se que cabe à escola participante verificar a existência da autorização dos responsáveis quanto ao uso de imagem. Caso contrário, providenciar, junto à escola, o preenchimento do documento em questão. 

 

9 - A divulgação das obras poderá ocorrer em TVs abertas e fechadas, internet, sites, mídias móveis ou qualquer outro suporte de divulgação ou veiculação, não acarretando nenhum ônus para o veículo que a utilizar.

 

II – Inscrição 

 

1 – As inscrições deverão ocorrer entre 07 a 17 de novembro de 2023 por meio do Formulário de Inscrição presente no seguinte link : https://forms.gle/pP8cdGNaGZJHnrZD7 .

 

2 - Cada escola participante deve se responsabilizar por organizar e arquivar as Fichas de Autorização de Uso de Imagem assinadas pelos pais (ou responsáveis pelos alunos realizadores dos vídeos), que implica também na doação do vídeo inscrito.

 

3 - No caso de imagens de terceiros compondo os vídeos, isto é, que não sejam os alunos das escolas participantes, os realizadores deverão possuir um documento de autorização para a veiculação das imagens, conforme modelo presente ao final deste regulamento. Portanto, trata-se da Ficha de Uso de Imagem - de terceiros

 

4 - Os links para download das fichas de Uso de Imagem acima mencionadas estão disponíveis ao final deste regulamento. 

 

5 - Os Vídeos, juntamente com os Roteiros e as Fichas de Autorização de Uso de Imagem (em caso NÃO haver autorização dos pais/responsáveis já concedida à escola) e as Fichas de Uso de Imagem - de terceiros (em caso de haver imagens de pessoas que não sejam as próprias realizadoras dos vídeos), deverão ser enviados até o dia 30 de novembro, por meio do Formulário para envio dos vídeos, presente no seguinte link: https://forms.gle/bzdpGwiihmvyznzk7 .

 

III – Avaliação e premiação

 

1 – Após o término do prazo de entrega, os vídeos serão disponibilizados para avaliação no site https://nascentes.sjc.sp.gov.br/ e no canal youtube.com/@EASJC .

 

O processo de avaliação se dará de três formas, conforme descrição abaixo: 

 

1.1 – Avaliação com a participação dos professores responsáveis pelo programa em cada escola. Os professores deverão assistir todos os vídeos e definir em qual categoria cada um deles se destacou. As categorias estão descritas abaixo, no item 3. Nesta modalidade de avaliação cada escola receberá um troféu de acordo com a categoria em que foi destaque. Para a realização desta avaliação os professores deverão preencher o formulário próprio (https://forms.gle/t6ZuJxzEpQCPfK5c8) até às 12h do dia 06 de dezembro de 2023.

 

1.2 – Avaliação com a participação dos alunos para a definição do melhor vídeo a ser premiado entre todos produzidos pelas escolas. Para esta avaliação, cada escola vai eleger as três melhores produções de forma livre, ou seja, não necessariamente conforme os critérios. Esta avaliação se dará no próprio dia do evento final. Cabe a cada escola elencar sua “comissão avaliadora” que será composta por 03 alunos.

 

1.3 – Avaliação com a participação de uma comissão formada por especialistas em comunicação, representantes da SEURBS, Secretaria de Educação e Cidadania (SEC) e de entidades ambientais, educacionais e/ou culturais. Nesta modalidade de avaliação, os melhores vídeos em cada uma das categorias serão escolhidos e premiados. 

 

2 - Da avaliação realizada pelos professores (item 1.1) e pelos alunos (item 1.2), será excluída, obrigatoriamente, a produção audiovisual da própria escola para fins de premiação.

 

3 – Professores (item 1.1) e especialistas (item 1.3)11 avaliarão os vídeos de acordo com os seguintes critérios:

3.1 - Claro atendimento à temática proposta “O caminho das águas na cidade”.

3.2 – Narrativa audiovisual harmônica e coesa: demonstração de devida organização das etapas de produção audiovisual do roteiro à edição.

3.3 – Originalidade: forma autêntica de expressar a ideia a ser transmitida.

3.4 – Qualidade Técnica: qualidade na execução do filme, incluindo cuidado e capricho na captação e edição de imagens e sons, iluminação, cenário, figurino e etc.

3.5 – Trabalho de Pesquisa: coleta e divulgação de informações (científicas / acadêmicas) sobre a realidade estudada e desvendada com a devida citação das fontes utilizadas na pesquisa para a apresentação dos relatos, depoimentos, bem como das entrevistas com integrantes da comunidade do entorno da nascente.

3.6 - Trilha sonora:  originalidade na escolha da trilha sonora/ efeitos musicais, em geral, do vídeo.

3.7 Protagonismo: engajamento dos alunos envolvidos no vídeo.

3.8 Potencial de engajamento nas redes: capacidade de se mostrar como um vídeo de potente permeabilidade nas redes sociais.

 

4– Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela coordenação do Programa Revitalização de Nascente.




São José dos Campos, 18 de setembro de 2023.

 

Baixe o Regulamento AQUI

 

Formulário de Inscrição: AQUI 

Formulário para envio dos vídeos: AQUI

Ficha de Autorização de Uso de Imagem para Download: AQUI

Fichas de Uso de Imagem - de terceiros - para Download: AQUI