22 de Março: Dia Mundial da Água
Proposta de atividade para as escolas parceiras do Programa Revitalização de Nascentes:
Projeção do documentário “De onde vem a água?”, precedida e seguida de reflexão/debate.
Local: pátio da escola adaptado (quando possível) ou sala equipada para projeção.
Ambientação: exposição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)/Agenda 2030 (banner)
Introdução
A presente proposta foi elaborada com o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar para discutir amplamente a pauta do dia, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU, e para planejar conjuntamente ações locais que possam contribuir para a sustentação e a ampliação do Programa Revitalização de Nascentes.
A comunicação dialógica e a linguagem audiovisual no formato de documentário são escolhas metodológicas orientadas pelo conceito de Educomunicação, aqui entendida como o exercício responsável do direito à liberdade de expressão em espaços educativos para a construção de ecossistemas comunicativos mais democráticos.
A atividade, no entanto, pode/deve ser adaptada a cada realidade específica, levando-se em conta o público que se quer ou que se consegue atingir no momento.
Independente do grau de adaptação, a atividade exigirá um bom trabalho de mediação. O professor-mediador, portanto, deverá se preparar com antecedência.
Vamos juntos!
1) Contextualização
A contextualização do Dia Mundial da Água é essencial. Sem contextualização, a data perderá a força, o sentido. Como fazer, então, essa contextualização? Levantando perguntas antes de dar respostas.
Para despertar o interesse e promover o diálogo, é preciso saber provocar, desafiar o público. O questionamento delicado, cuidadoso é uma boa estratégia de provocação. Caso contrário, poderá inibir as pessoas.
A seguir, algumas sugestões de perguntas para iniciar a conversa:
Qual o sentido de se reservar uma data no calendário para a água?
Por que e por quem foi escolhido o dia 22 de Março? Alguém sabe? Alguém tem uma ideia?
Qual é o papel da escola nesse dia?
As contribuições devem ser ouvidas sem juízo de valor (certo ou errado) no primeiro momento. O mediador deve permitir que as pessoas “pensem alto” para, a partir do que foi levantado pelo grupo, organizar as ideias e fazer a contextualização de forma sistematizada, organizada, apresentando, assim, o histórico do dia 22 de Março.
2) Apresentação do filme
Usar o título do filme como provocação e estratégia para despertar o interesse do público: de onde vem a água? Quem sabe?
Para cada resposta possível, levantar uma nova pergunta:
Exemplo
Resposta: -- Do rio
-- E de onde vem o rio?
-- Da nascente.
-- E como “nasce” uma nascente?
-- No subsolo ou lençol freático.
-- E como se forma um lençol freático?
-- Com a chuva.
-- E como se forma a chuva?
-- Com a evaporação da água.
Obs. Nesse ponto, chamar a atenção para o fato de que nós, seres vivos, fazemos parte do ciclo da água, isto é, de que toda água do planeta passa também por cada um de nós.
Depois de mobilizar a atenção do público, fazer uma breve apresentação da obra.
Para aquecer um pouco mais a turma, recomendamos, primeiramente, projetar somente o trailer ou teaser do filme (1’59’’), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L4VRm3VVWWs
Em seguida, levantar as seguintes perguntas:
(Aqui é importante destacar que a Água é a atriz principal e a vegetação/a floresta são atrizes coadjuvantes. O homem (ser humano) é colocado em um papel secundário para que o telespectador perceba a necessidade de inversão de valores, deixando de ver a Natureza como fonte de recursos inesgotáveis a serviço tão somente da humanidade para enxergar os movimentos de troca e de cooperação entre seus elementos.)
4) Projeção (II)
Ao final da projeção, segue o debate:
O que mais chamou a atenção de vocês nesse vídeo-documentário? Se vocês pudessem refazer esse filme, o que mudariam?
Como está o fornecimento de água no bairro? O que sabemos sobre a sua qualidade?
Muita gente compra água para beber? Qual é a origem dessa água? Quem ganha com o comércio de água engarrafada? Quem perde?
Que relação existe entre o tema do filme e a nascente do nosso bairro? O que sabemos sobre o Programa Revitalização de Nascentes? (Apresentar o vídeo institucional se for o caso.)
O que podemos esperar e o que podemos dar para esse Programa?
Atenção!
Faça o registro das atividades no dia. Prepare um grupo de alunos para fazer a cobertura jornalística do evento. Encaminhe fotos, vídeos e/ou relatos escritos para serem publicados em nosso site.
SUBSÍDIOS PARA O (A) PROFESSOR (A) -MEDIADOR (A)
Sobre a origem do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 com o objetivo de obter uma reflexão sobre a questão do uso consciente do recurso natural de estar cada vez mais escasso para o consumo humano.
No dia 22 de março de 1992, uma ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou uma Universal dos Direitos da Água.
Leia mais:
Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm
Nações Unidas do Brasil (ONUBR)
https://nacoesunidas.org/acao/agua/
Sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em setembro de 2015, as reuniones reuniram-se na sede da ONU, em Nova Iorque, e decidiram-se por um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger e garantir que as pessoas alcancem uma paz e prosperidade: uma Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Saiba mais:
Plataforma Agenda 2030
Nações Unidas do Brasil (ONUBR)
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
Sobre o filme
DE ONDE VEM A ÁGUA?
Brasil, 2016, 23 '
Produção
BRUNA LEONARDI
Direção
CAIO SILVA FERRAZ
Por meio de publicação com o documento de instruções sobre a água vem se alterando e impactando os ciclos de chuvas locais e a fixação de água no continente. A obra mostra ainda como o modo de uso e a ocupação do solo no Brasil, marcado fortemente pelo desmatamento, não considerando os biomas locais e seus serviços ecossistêmicos.
“De onde vem a água” é o terceiro episódio da web do Projeto VOLUME VIVO, disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lKm-Nfg-l4k&t=592s
Sobre o Projeto VOLUME VIVO
O Projeto VOLUME VIVO é uma iniciativa independente de curadoria de notícias e produção de conteúdos sobre a água (vídeo e mídias sociais).
Coordenado pela jornalista Ana Rosa Colher em parceria com Caio Silva e diretor de web-site “Entre Rios” e da Websérie que deu vida ao projeto - se dedicar a uma reunião e compartilhar informações sobre a gestão da água com o foco na Região Metropolitana de São Paulo, voltar, sempre que possível, alternativas para ampliar a segurança hídrica na região.
Veja mais: https://www.youtube.com/channel/UCQt3h4lVVukwxOs_uMgA2Gw/channels
Sobre o documentário
O documentário é um gênero cinematográfico não ficcional, seja, com o mesmo nome, com uma ação de realidade. Em outras palavras, podemos dizer que o documento é uma representação - parcial e subjetiva - da realidade, isto é, um recorte da mesma.
Captação de imagens em tempo/espaço real, entrevistas e relatos pessoais são os principais elementos desse gênero.