Dia Mundial da Água

A presente proposta foi elaborada com o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar para discutir amplamente a pauta do dia, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU, e para planejar conjuntamente ações locais que possam contribuir para a sustentação e a ampliação do Programa Revitalização de Nascentes.

22 de Março: Dia Mundial da Água

 

Proposta de atividade para as escolas parceiras do Programa Revitalização de Nascentes:

Projeção do documentário “De onde vem a água?”, precedida e seguida de reflexão/debate.

Local: pátio da escola adaptado (quando possível) ou sala equipada para projeção.

Ambientação: exposição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)/Agenda 2030 (banner)

Introdução

A presente proposta foi elaborada com o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar para discutir amplamente a pauta do dia, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU, e para planejar conjuntamente ações locais que possam contribuir para a sustentação e a ampliação do Programa Revitalização de Nascentes.

A comunicação dialógica e a linguagem audiovisual no formato de documentário são escolhas metodológicas orientadas pelo conceito de Educomunicação, aqui entendida como o exercício responsável do direito à liberdade de expressão em espaços educativos para a construção de ecossistemas comunicativos mais democráticos.

A atividade, no entanto, pode/deve ser adaptada a cada realidade específica, levando-se em conta o público que se quer ou que se consegue atingir no momento.

Independente do grau de adaptação, a atividade exigirá um bom trabalho de mediação. O professor-mediador, portanto, deverá se preparar com antecedência.

Vamos juntos!

1) Contextualização

A contextualização do Dia Mundial da Água é essencial. Sem contextualização, a data perderá a força, o sentido. Como fazer, então, essa contextualização? Levantando perguntas antes de dar respostas.

Para despertar o interesse e promover o diálogo, é preciso saber provocar, desafiar o público. O questionamento delicado, cuidadoso é uma boa estratégia de provocação. Caso contrário, poderá inibir as pessoas.

A seguir, algumas sugestões de perguntas para iniciar a conversa:

Qual o sentido de se reservar uma data no calendário para a água?

Por que e por quem foi escolhido o dia 22 de Março? Alguém sabe? Alguém tem uma ideia?

Qual é o papel da escola nesse dia?

As contribuições devem ser ouvidas sem juízo de valor (certo ou errado) no primeiro momento. O mediador deve permitir que as pessoas “pensem alto” para, a partir do que foi levantado pelo grupo, organizar as ideias e fazer a contextualização de forma sistematizada, organizada, apresentando, assim, o histórico do dia 22 de Março.

2) Apresentação do filme

Usar o título do filme como provocação e estratégia para despertar o interesse do público: de onde vem a água? Quem sabe?

Para cada resposta possível, levantar uma nova pergunta:

Exemplo

Resposta: -- Do rio

-- E de onde vem o rio?

-- Da nascente.

-- E como “nasce” uma nascente?

-- No subsolo ou lençol freático.

-- E como se forma um lençol freático?

-- Com a chuva.

-- E como se forma a chuva?

-- Com a evaporação da água.

Obs. Nesse ponto, chamar a atenção para o fato de que nós, seres vivos, fazemos parte do ciclo da água, isto é, de que toda água do planeta passa também por cada um de nós.

Depois de mobilizar a atenção do público, fazer uma breve apresentação da obra.

 

Para aquecer um pouco mais a turma, recomendamos, primeiramente, projetar somente o trailer ou teaser do filme (1’59’’), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L4VRm3VVWWs

  • Em seguida, levantar as seguintes perguntas:

    • O formato desse audiovisual chama-se documentário. Quais características desse formato podemos identificar a partir do trecho apresentado?
    • Qual são os personagens desse filme? Qual é o personagem principal? Por quê?

    (Aqui é importante destacar que a Água é a atriz principal e a vegetação/a floresta são atrizes coadjuvantes. O homem (ser humano) é colocado em um papel secundário para que o telespectador perceba a necessidade de inversão de valores, deixando de ver a Natureza como fonte de recursos inesgotáveis a serviço tão somente da humanidade para enxergar os movimentos de troca e de cooperação entre seus elementos.)

    • O que podemos esperar desse documentário?

4) Projeção (II)

Ao final da projeção, segue o debate:

O que mais chamou a atenção de vocês nesse vídeo-documentário? Se vocês pudessem refazer esse filme, o que mudariam?

Como está o fornecimento de água no bairro? O que sabemos sobre a sua qualidade?

Muita gente compra água para beber? Qual é a origem dessa água? Quem ganha com o comércio de água engarrafada? Quem perde?

Que relação existe entre o tema do filme e a nascente do nosso bairro? O que sabemos sobre o Programa Revitalização de Nascentes? (Apresentar o vídeo institucional se for o caso.)

O que podemos esperar e o que podemos dar para esse Programa?

 

Atenção!

Faça o registro das atividades no dia. Prepare um grupo de alunos para fazer a cobertura jornalística do evento.  Encaminhe fotos, vídeos e/ou relatos escritos para serem publicados em nosso site.

SUBSÍDIOS PARA O (A) PROFESSOR (A) -MEDIADOR (A)

 

Sobre a origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 com o objetivo de obter uma reflexão sobre a questão do uso consciente do recurso natural de estar cada vez mais escasso para o consumo humano.

No dia 22 de março de 1992, uma ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou uma  Universal dos Direitos da Água.

 

Leia mais:

Brasil Escola

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm

Nações Unidas do Brasil (ONUBR)

https://nacoesunidas.org/acao/agua/

 

Sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em setembro de 2015, as reuniones reuniram-se na sede da ONU, em Nova Iorque, e decidiram-se por um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger e garantir que as pessoas alcancem uma paz e prosperidade: uma Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Saiba mais:

Plataforma Agenda 2030

http://www.agenda2030.com.br/

Nações Unidas do Brasil (ONUBR)

https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

 

 

Sobre o filme

DE ONDE VEM A ÁGUA?

Brasil, 2016, 23 '

 

Produção

BRUNA LEONARDI

 

Direção

CAIO SILVA FERRAZ

 

Por meio de publicação com o documento de instruções sobre a água vem se alterando e impactando os ciclos de chuvas locais e a fixação de água no continente. A obra mostra ainda como o modo de uso e a ocupação do solo no Brasil, marcado fortemente pelo desmatamento, não considerando os biomas locais e seus serviços ecossistêmicos.

“De onde vem a água” é o terceiro episódio da web do Projeto VOLUME VIVO, disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lKm-Nfg-l4k&t=592s

Sobre o Projeto VOLUME VIVO

O Projeto VOLUME VIVO é uma iniciativa independente de curadoria de notícias e produção de conteúdos sobre a água (vídeo e mídias sociais).

Coordenado pela jornalista Ana Rosa Colher em parceria com Caio Silva e diretor de web-site “Entre Rios” e da Websérie que deu vida ao projeto - se dedicar a uma reunião e compartilhar informações sobre a gestão da água com o foco na Região Metropolitana de São Paulo, voltar, sempre que possível, alternativas para ampliar a segurança hídrica na região.

Veja mais: https://www.youtube.com/channel/UCQt3h4lVVukwxOs_uMgA2Gw/channels

 

Sobre o documentário

O documentário  é um gênero cinematográfico não ficcional, seja, com o mesmo nome, com uma ação de realidade. Em outras palavras, podemos dizer que o documento é uma representação - parcial e subjetiva - da realidade, isto é, um recorte da mesma.

Captação de imagens em tempo/espaço real, entrevistas e relatos pessoais são os principais elementos desse gênero.

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