HTC e HTPC

Atividades desenvolvidas para a Formação de Professores das Redes Públicas.

HTC e HTPC - PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES:

 

Apresentação utilizada pelo educador e permacultor Ronaldo Madureira:

https://drive.google.com/file/d/1Ks1NBMECKP6fY62m2rvq6-Oo8l62iPdH/view?usp=sharing

 

Apresentação utilizada pelos educadores Elisa e Luciano:

https://drive.google.com/file/d/1aLsteszEu28jyn-F8sIeHETc9dn1FB1Q/view?usp=sharing

 

Vídeo de 15 anos de aniversário do PRN:

https://drive.google.com/file/d/1NmoE0oUUAXxQmAknG7mugeV9GrvlB0qi/view?usp=sharing

 

Vídeo com a música Árvores da Mantiqueira - Profa Helena Xavier:

https://www.youtube.com/watch?v=zIwLzeNCqjs

 

Vídeo da EMEF Dusolina Chenque Chaves de Andrade:

https://www.youtube.com/watch?v=inz6Pfe6on0

 

Vídeo da Maquete - Reprodução da chuva:

https://drive.google.com/file/d/12rvfvxYV9ngcdJD41kulO78N1EMiimzF/view?usp=sharing

 

Vídeo do depoimento da estudante Alessandra Souza:

https://drive.google.com/file/d/1DzDuDJ5mfY-eHX3NwhT64JBtTwq8Lvxn/view?usp=sharing

 

Vídeo sobre o Livro "As nascentes e a cidade" - Lia Yukari:

https://drive.google.com/file/d/1ehU2ctYwmMukwh8hM08h_fe2UBo5Zfa6/view?usp=sharing

 

Video da Profa. Rosana Mayumi:

https://drive.google.com/file/d/1BWQqU-JcQStcZMfAG56TnnJBtoCbDv7w/view?usp=sharing

 

Apresentação da Profa Sandra Dinamarco: https://drive.google.com/file/d/1lc1xFzHhPt9EpLGBogHMYv0vM8BdpFzO/view?usp=sharing

 

Tutorial para utilização do Street View para a conhecimento virtual das nascentes:

https://drive.google.com/file/d/1PuRUqTNfgF_jGshwmb2HmI_Vg7F3F8j8/view?usp=sharing

 

Relato HTC Nascentes - 14/06/2022

No dia 14 de Junho de 2022, a partir das 14h, foi realizado o primeiro HTC sobre o Programa Revitalização de Nascentes de 2022, no Centro de Formação do Educador, CEFE. Compareceram neste dia 15 professores e 15 orientadores, representando assim 15 escolas. A parte introdutória foi a apresentação de todos, iniciando com os ministrantes Luciano Machado e Andrea Sundfeld e posteriormente, todos os presentes.

Para guiar os professores, houve uma programação com os horários de cada acontecimento. Primeiramente, mostrou-se um vídeo sobre a Carta da Terra e os seus princípios a fim de despertar a curiosidade de como colocá-los em prática. Os princípios são: 

  • ’respeito à vida’;
  • ‘integridade ecológica’;
  • ‘justiça social e econômica’;
  • ‘democracia, não violência e paz'.

Em seguida, apresentou-se o Programa Revitalização de Nascentes que desde 2006 promove a revitalização das nascentes urbanas a partir da revegetação das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Foi exposto os objetivos do programa e apresentado imagens comparativas da PRN 9, que comprovam a revitalização da área. Também foi anunciada a nova nascente que será revitalizada em 2022, a PRN 36 que fica dentro do Parque Alberto Simões.

Apresentou-se também as parcerias do programa. Uma delas é a parceria com a UNESP, que em conjunto com os dados analíticos obtidos pela aluna Lia, escreveram o livro “As nascentes e as cidades”. Também foi mostrado o site da prefeitura, o qual contém uma página destinada ao programa com todas as informações sobre as nascentes, as escolas participantes, o contato e as aparições na mídia. Com esse conhecimento, foi possível apresentar o cronograma criado para a continuidade do HTC, que terá novos encontros nos dias  02/08, 06/09, 11/10 e 01/11, e as possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental com  parcerias de pesquisadores, monitorias com especialistas de Educação Ambiental e Educomunicação Social.

Para nível de reflexão, foi proposta uma dinâmica para que escrevessem quais eram as expectativas perante o programa em um papel. A junção de todos os papéis completariam um quebra cabeça do símbolo do Programa Nascentes. A frase para a reflexão foi: Diante do exposto, qual a sua percepção sobre o programa Revitalização de Nascentes? e algumas das respostas foram: 

  • “O envolvimento estudantil aprendendo a importância das nascentes sendo disseminadores da preservação ambiental."
  • “As nascentes é um objeto vivo de estudo que precisa ser conscientizado quanto a sua importância para a vida.”
  • “Conscientização e divulgação das ações referentes à revitalização das nascentes para com a comunidade por meio de um viés artístico.”
  • “Projeto que traz movimento e vida. Convite a comunidade para o saber.”
  • “Aprendizagem significativa.”
  • “Laboratório vivo.”

Após essa dinâmica, realizou-se a pausa para o café, o que proporcionou conversas e aproximação dos participantes. Isso levou mais tempo que o previsto e então adaptou-se  o cronograma do dia. A visita à nascente foi adiada e os participantes voltaram ao auditório. Então realizou-se outra dinâmica com a seguinte proposta: Relacionar o princípio da carta da terra com as expectativas para o trabalho Programa de Revitalização de Nascentes. Os participantes escreveram em papéis semelhantes ao da primeira dinâmica e então, completaram o símbolo do programa. Essa parte dispos de um tempo maior pois houve dedicação por parte dos envolvidos. Algumas das respostas foram: 

  • “Promover o protagonismo do aluno acerca do estudo da sustentabilidade ecológica, possibilitando que ele seja um agente de transformação no meio em que vive.”
  • “Despertar a consciência social e ambiental, reconhecendo aspectos locais e do entorno, dentro de situações de vulnerabilidade ambiental como também social.”
  • “Por meio da disciplinaridade despertar a iniciativa dos cuidados com a região da nascente, através da limpeza do local, aplicando os conhecimentos para proteger a vida.”
  • “Apresentar possibilidades de ação e participação política aos estudantes.”

Nessa parte, cada dupla apresentou sua ideia e expôs seu pensamento e expectativas sobre o programa. Ao final, como forma de avaliação do HTC, pediu-se que os integrantes deixassem palavras chaves que resumissem o HTC e, com essas palavras, montou-se uma nuvem de palavras. As palavras que mais apareceram na avaliação foram ‘sustentabilidade’, ‘pertencimento’, ‘inspirador’, ‘revitalização’ e ‘esperança’. 

Assim, às 17h ocorreu o encerramento deste HTC. 

Relato HTC Nascentes - 02/08/2022

No dia 08 de Agosto de 2022, às 14h, aconteceu o segundo HTC sobre o Programa Revitalização de Nascentes de 2022 no auditório da Casa do Café, localizado no Parque da Cidade. Contou com a presença do professor Prof. Voltolin e equipe, das formadoras contratadas e responsáveis pela edocomunicação Auira Ariak e Federica Fochesato, da equipe de Educação Ambiental da PMSJC e dos professores e OPs das 16 escolas municipais participantes do programa. 

Primeiramente houve a recepção e apresentação de todos os participantes além do resgate do HTC de junho e, posteriormente, o professor Voltolin conduziu a conversa e o treinamento. Ele é biólogo, mestre em zoologia e doutor em biologia vegetal, expôs suas áreas de estudos e instigou a importância do pensamento crítico e problematizador da área de estudo.

Em seguida, todos os participantes foram conduzidos a nascente modelo do Parque da Cidade e, no local, com a percepção do professor sobre a fauna e flora e o curso da água, foram estimulados a pensar e formular possíveis perguntas sobre o local, da mesma forma que os alunos farão quando visitarem as determinadas nascentes. Dessa forma, foi realizado um exemplo de uma prática pedagógica fora da sala de aula.

Às 15h30min voltaram ao auditório para o café e também foi um momento de  integração e  troca informal de informações, conhecimentos e percepções sobre a atividade. Posteriormente, para o fechamento do HTC, o professor Luciano conduziu uma roda de conversa com as considerações finais como datas dos próximos encontros e possíveis datas para a realização da visita da nascente com os alunos, além da distribuição do caderno do professor para guiar as atividades. Por fim, foi projetado um QRCode para avaliação da atividade e formação da nuvem de palavras, desta vez, a palavra que obteve mais destaque entre os participantes foi “Inspirador”. 

Relato HTC Nascentes - 06/09/2022


No dia 06 de setembro de 2022, às 14h, aconteceu no CEFE/Parque da Cidade o terceiro HTC sobre o Programa Revitalização de Nascentes de 2022.

Estiveram presentes Luciano Machado; Auira Ariak e Federica Fochesato (formadoras contratadas), além de outros membros da Divisão de Educação Ambiental da PMSJC, bem como dos professores que integram as escolas do PRN.

 

Atividades ocorridas:


• Recados introdutórios por Luciano Machado com resgate do HTC anterior;
• Apresentação das formadoras Federica e Auira com exibição do trabalho conjunto de ambas na área audiovisual – projeto Ghost Bikes – Vidas Invisíveis e Caminhos Interrompidos (projeto pelo Fundo Municipal de Cultural – ano de 2020. Teaser do projeto que integra 06 curtas metragens:
https://youtu.be/eOObsoTS5jk
• Momento de obter o feedback dos educadores – o que já visualizaram a partir do HTC com o prof. Voltolini? Percebeu-se que os professores estão na fase embrionária, principalmente porque nem todos visitaram a sua nascente com o grupo de alunos. No entanto, se percebeu que estão motivados, esperando que, nos próximos encontros, possam sanar dúvidas técnicas mais ligadas à execução
de roteiros e também de edição;
• Apresentação do conceito de Educomunicação e o papel do audiovisual em seu contexto;
• Pausa para o café e trocas (entre 15h e 15h15);
• Discussão sobre os diversos gêneros audiovisuais usando a própria temática AMBIENTAL – exibição, portanto, dos seguintes vídeos “O HOMEM” (animação de forte impacto – 4 minutos) e “SEM ÁGUA?” (curta-metragem de 1 minuto com potência sonora dentro de uma ideia simples, porém, original). O objetivo, a partir dos distintos gêneros, foi destacar quão isso é livre no FESTIVAL, ajudando, portanto, a “soltar” o poder de criação dos alunos. Links dos 2 vídeos exibidos:
- “O HOMEM “(4 minutos): https://youtu.be/wcBwFCVC1R0
- “SEM ÁGUA?” (1 minuto / 2010): https://www.youtube.com/watch?v=hq7unRQDl9Q
• A partir dos 2 vídeos acima, e os demais a seguir, se deu a apresentação e discussão também dos 08 critérios que integram o regulamento do festival/mostra, apresentando-os aos professores para que opinassem, considerando se querem acrescentar mais algum. No caso, pelo grupo do wtsspp, isso será reforçado, pois, de súbito, não se obteu – como já se previa - a impressão/opinião do grupo todo;
• Continuidade da exibição/discussão dos vídeos de forma linkada aos critérios. A seguir os títulos e links:
- Para que lado vai o futuro (produzido pelo PRN / 5 minutos / 2013 / EMEF Maria Amélia
Wakamatsu): https://www.youtube.com/watch?v=zBO7eRMpPJs
O vídeo acima, mostra, sobretudo o engajamento dos alunos, além da “mistura” dos gêneros audiovisuais, pois ao mesmo tempo que traz momento mais ao tom jornalístico, dentro de uma formalidade, é criativo nos enquadramentos e apresentação das ideias.
- Super Nascente (produzido pelo PRN / 3 minutos / 2018 / EMEF Prof. Dosulina C. Chaves de Andrade): https://www.youtube.com/watch?v=inz6Pfe6on0
O vídeo acima, além do protagonismo dos jovens, se destaca pela técnica, em geral, agregando ainda a forte criatividade. E o resultado da edição também é bastante positivo.
- A piscina de Caíque (15 minutos / 2017):
https://www.youtube.com/watch?v=tvJmleN0JKk
O respectivo vídeo recebeu uma série de premiações. Foi escolhido para fechar as exibições com o propósito, inclusive, de estimular a “criança” que há dentro dos professores uma vez que mostra o poder de criar e surpreender infantil. Além do mais é um vídeo que também tem em sua temática a questão da água em sua problematização maior: afinal, nem todos conseguem, simplesmente, armazenar a água
em caixas d’água e há uma série de bairros em que ocorrem cortes de água com regularidade.
• Recados finais com Luciano e avaliação da atividade do dia com a formação da nuvem de palavras. A seguir a nuvem que se formou:

 

Alguns depoimentos dados pelos professores ao longo do encontro:


“Não tinha conhecimento sobre o que significava a educomunicação, seu potencial. É disso que as escolas precisam para que os alunos realmente se apropriem do conhecimento”.
“Sim, somos nós, professores, inúmeras vezes muito resistentes em deixar acontecer a criatividade do aluno. E em matéria audiovisual... com tudo que aí está... com a revolução dos celulares e as redes ... eles domimam as ferramentas bem mais que a gente. Não há dúvida. Por isso, a importância do trabalho em conjunto, nós e eles”.
“Nas nascentes, sendo diversas, os problemas também são. Um deles é a própria violência. Vejo que alguns alunos têm medo de simplesmente acessar o local. Então tudo isso precisa ser pensado e bem planejado. E a questão da violência pode se tornar um ponto de partida para a reflexão sobre a nascente ” (depoimento de professora da Zona Leste).


Registro fotográfico:

 

 

Relato HTC Nascentes - 11/10/2022

 

No dia 11 de outubro de 2022, às 14h, aconteceu no CEFE/Parque da Cidade o terceiro HTC sobre o Programa Revitalização de Nascentes de 2022. 

Estiveram presentes: Luciano Machado, Auira Ariak, Federica Fochesato, professores que integram as escolas do PRN (ver lista de presença que consta neste relatório) e membros da Divisão de Meio Ambiente da PMSJC.

Importante registrar a ausência das seguintes escolas (e seus respectivos educadores do PRN): EMEF WALDEMAR RAMOS (Felipe); EMEF ELISABETE (Thaís); EMEF MARIA AMÉLIA WAKAMATSU (Roberta); EMEF VERA BABO (Eloá); EMEF DOSULINA (Alessandra); EMEF LEONOR P.N. GALVÃO (Gabriel). Totalizam, portanto, 06 escolas.

Depois, no grupo do WhatsApp, foi reforçado para estas escolas que poderiam contatar a equipe de formação para esclarecimento de dúvidas a partir do PDF compartilhado (ver registro fotográfico mais adiante).


Atividades ocorridas durante o HTC:


• Recados introdutórios por Luciano Machado com resgate do HTC anterior (06/09);• Apresentação, como previsto no planejamento da oficina, de informações mais técnicas dentro do audiovisual em torno dos seguintes tópicos: o uso da claquete (por quê?) / captação de áudio e como fazer um microfone lapela de forma simples / onde localizar músicas livres, ou seja, sem necessidade de direito autoral (mas isso não dispensa a presença de sua citação nas fichas técnicas dos vídeos);

• Elaboração de roteiro (formas e possibilidades): foi apresentado um exemplo de ficha de apoio, mas sempre enfatizando que se trata de algo muito flexível (a ficha está no PDF relativo ao encontro do dia). E antes mesmo do roteiro é preciso haver a própria motivação, a “ideia que brota” – para isso, foi exibido um vídeo elaborado pela própria educomunicadora Auira Ariak, em 2021, que, como base nos 4 elementos (terra, água, fogo e ar), de forma poética, porém objetiva, explica o passo a passo da elaboração de um videoarte. Link do vídeo: https://youtu.be/nTMtchri7EQ. O vídeo também catalisou uma discussão acerca da captação de efeitos sonoros, principalmente quanto ao barulho/som de água e as possíveis formas de inserção na produção audiovisual que os alunos produzirão;

• Pausa para o café (15h – 15h15);

• Feedback dos educadores sobre como estão as produções com os grupos de alunos. Neste momento, todos os educadores se manifestaram. Uns já avançaram mais (principalmente aqueles que já visitaram as nascentes), enfatizando a importância de serem “mediadores” nas produções que estão por vir, isto é, devem ser, de fato, os alunos a protagonizarem os vídeos. Embora a maioria dos educadores esteja na fase embrionária, se notou que estão motivados, percebendo o potencial que as nascentes despertam quanto à
pluralidade dos saberes;

• Breve prática de execução de roteiro;

• Lançamento do regulamento exibindo o link na tela para a apresentação junto aos docentes. Datas relevantes: até dia 28/10 (inscrição), até dia 11/11 (envio do vídeo produzido) e 01/12 (evento final no Parque Tecnológico). Link do regulamento: https://nascentes.sjc.sp.gov.br/7-mostra-videos-do-programa-revitalizacao-de-nascentes/

• Recados finais com Luciano.

Nuvem de palavras formada a partir da avaliação do HTC de 11 de outubro (vale lembrar que 06 escolas não estiveram presentes):

 

Alguns depoimentos dados pelos professores ao longo do encontro:


“Os alunos, ao visitar a nascente, ficam muito empolgados. É nítido isso. E se mostram bastante curiosos com o processo das análises da água. Isso, certamente, ajudará também na motivação da produção do vídeo”.
“Entendo que meu papel é mediar aquilo que surge como ideia entre os alunos. O protagonismo tem que ser deles e não do professor. Isso o tempo todo. Logo, na própria produção do vídeo que virá”.
“Surpresas aparecem diante da nascente despertando a curiosidade. Umas alunas, por exemplo, disseram, ‘mas como assim, a nascente é só uma bica, professora?!!’. Isso possibilita uma reflexão ampla em torno da água: se é só uma bica... como chega até
nossas casas?”

 

Registros fotográficos:

Relato HTC Nascentes - 01/11/2022

No dia 01 de novembro de 2022, das 14h às 16h30, aconteceu no CEFE/Parque da Cidade o terceiro HTC sobre o Programa Revitalização de Nascentes de 2022. 

Presentes: Luciano Machado, Auira Ariak, Federica Fochesato, professores que integram as escolas do PRN (13 docentes), membros da Divisão de Meio Ambiente da PMSJC, membros do projeto ECOMUSEU (4 pessoas), professoras da UNESP que atuam no apoio quanto às análises de água das nascentes (2 professoras) e representantes do PROGAIA (3).  

Algumas observações: 

  • É importante registrar que os membros do ECOMUSEU acompanharam toda a atividade do dia, do início ao fim, pois além de trabalhos com audiovisual que também executam, atuam em comunidades da Zona Leste. Logo, têm contato direto com aquelas do PRN que são de seu raio de abrangência.  
  • Registra-se, neste HTC, a ausência das seguintes 03 escolas:  EMEF Waldemar Ramos (Felipe), EMEF Maria Amélia Wakamatsu (Roberta) e EMEF Vera Babo de Oliveira (Eloá).  Nesse sentido, as educomunicadoras farão contato direto com os respectivos professores destas unidades a fim de repassar os materiais de apoio do dia, tirar dúvidas e etc.  

Atividades ocorridas durante o HTC: 

  • Recados introdutórios por Luciano Machado com resgate do HTC anterior (11/10). Neste momento compareceu também O Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, Juarez Vasconcelos para ressaltar a importância do PRN, bem como da realização da sétima edição da mostra de vídeos;
  • Profa. Fabiana Fiori, da Unesp, com auxílio de Lilian Medeiros, também profa. da Unesp, fez uma apresentação sobre o processo das análises de água a fim de socializar a discussão dos resultados e, ao mesmo tempo, fornecer mais insumos, aos docentes, sobre tal nobre atividade que tanto enriquece o PRN;  
  • Pausa para o café (15h – 15h15) e, em seguida, abertura do segundo momento do HTC;
  • Apresentação das novas datas da Mostra: até dia 25/11 (envio do vídeo produzido) e 13/12 (evento final no Parque Tecnológico). Link do regulamento: https://nascentes.sjc.sp.gov.br/7-mostra-videos-do-programa-revitalizacao-de-nascentes/
  • Momento do feedback dos professores sobre o processo das produções com os alunos: concluídos os roteiros (inclusive, neste relatório deixamos um como exemplo de trabalho entre os anexos – é da escola Rosa Tomita), a grande maioria relatou já estar na fase das filmagens. Foi comentado sobre a euforia dos alunos durante as filmagens e, ao mesmo tempo, certa dificuldade, durante a fase do roteiro, em “fechar” as histórias.   Em geral, a turma de educadores segue motivada assim como se percebeu no HTC anterior. Nota-se certa preocupação com relação aos prazos devido ao grande volume de trabalho que, em geral, se apresenta durante o último bimestre do ano. Por isso, acharam bem-vinda a mudança de prazo com relação ao envio dos vídeos e evento final;
  • Apresentação da etapa de EDIÇÃO com discussão dos principais pontos: foi passado como sugestão de tutorial do CAPCUT o seguinte linK “CAPCUT - Tutorial COMPLETO pra EDITAR VÍDEOS DO ZERO no CELULAR”, pela Brainstorm Tutoriais:

       https://www.youtube.com/watch?v=BMX9duyCu68

  • Outra sugestão de (boas) dicas de edição de vídeos foi a seguinte page no Insta “criativando vídeos”, de Eva e Karina:

        https://www.instagram.com/criativandovideos/

  • Recados finais com Luciano com ênfase em como se dará o processo de escolha dos vídeos por meio de três tipos de júri como explica o regulamento. Os próprios alunos das escolas também vão compor 1 júri e para tal cada unidade irá eleger sua comissão avaliadora feita de três estudantes e será no próprio dia da mostra que a votação irá ocorrer a fim de trazer mais vivacidade ao evento. Apenas o júri técnico e aquele composto pelos professores é que fará com antecedência a votação.  

Nuvem de palavras formada a partir da avaliação do HTC de 01 de novembro:

Alguns depoimentos dados pelos professores ao longo do HTC:

“Os alunos estão eufóricos com a ideia do vídeo. Do jeito deles estão conduzindo o roteiro e percebendo o que é possível e o que não durante as filmagens. Mas notei que eles tiveram uma certa dificuldade em fechar a história de forma a fazer sentido. Isso, a dificuldade, também é uma etapa do processo construtivo”.

“A turma vai longe com as ideias. São proativos até demais. Querem colocar tudo no vídeo! E eu os deixo ‘voarem’ sim, pois depois, ali, nas práticas, vão perceber que nem exatamente tudo está ao alcance. Logo, o brainstorm é uma etapa importante entre eles”.

“É importante o envolvimento, por meio do vídeo, com a comunidade, com moradores do bairro que possam trazer suas histórias sobre a nascente, sobre a relação que têm com a água enquanto fonte de vida. É uma forma de maior aproximação com o tema”.

 

Ainda sobre acontecimentos ocorridos em novembro, vale também registrar:

  • Apoio à EMEFI Valdemar Ramos (Zona Leste) uma vez que o professor Felipe não pôde mais comparecer aos encontros já a partir do HTC realizado em 11 de outubro.  Com isso, a OP da escola, Alessandra Melo, contatou a equipe de educomunicação para acompanhar os trabalhos de gravação no dia 21 de novembro, pela tarde, na nascente do bairro Vista Verde. Na ocasião compareceu Federica (Kika) que, por sua vez, também pôde fazer contato direto com a equipe do ECOMUSEU que também esteve junto dando uma assessoria à turma de alunos.  
  • O envio dos vídeos (até 25 de novembro) correu bem e, no caso, todos foram concentrados no link a seguir:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLMg0yl6tVw_lweilN4nHaeB2LklkZw2eC

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DAS ATIVIDADES

 

 

Relato HTC Nascentes - 28/03/2023

Presentes na coordenação dos trabalhos: 04 sendo estes, Luciano Machado e Andrea Sundfeld (ambos membros da Divisão de Educação Ambiental da PMSJC), Auira Ariak e Federica Fochesato (ambas formadoras contratadas para o PRN 2023).
Professores e OPs (diretos do PRN): 24
Pessoas ligados à Secretaria de Educação: 03
Total de presentes: 31 pessoas
Pontos durante o HTC:
✓ 14h10: ocorreu a recepção e acolhida do grupo de educadores por Juarez Vasconcelos, Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que deu boas-vindas ao grupo ressaltando a importância do PRN e o quanto isso diferencia a
cidade de São José dos Campos.
✓ 14h20 às 15h: Luciano Machado e Andrea Sundfeld fizeram uma apresentação do PRN já que este ano, como costuma acontecer a cada edição, há novos professores inscritos.
Logo, com uma espécie de retrospectiva contemplando fotos e testemunhos das transformações das nascentes, puderam contextualizar tudo que ocorreu desde o início considerando que o PRN nasceu em 2006.
✓ 15h às 15h20: pausa para o café.
✓ 15h20 às 15h35: as formadoras Federica (Kika) e Auira se apresentaram e, em seguida, Auira Ariak conduziu um breve exercício de meditação guiada - som de água ao fundo - a fim de promover a conexão dos presentes com eles próprios. E assim, já fazendo a ponte com a ideia de que a NATUREZA ESTÁ EM CADA UM DE NÓS. Ou seja, não é externa a nós. Logo após a turma foi convidada para uma dinâmica.
SOBRE A DINÂMICA: teve como propósito O COMPARTILHAMENTO DOS PONTOS FORTES E, TAMBÉM, DAS DIFICULDADES dos professores junto aos seus educandos em sala de aula. Além disso, tenta estimular um OLHAR MAIS APURADO SOBRE O MEIO AO REDOR/ENTORNO, considerando o “corre-corre” que tanto nos caracteriza. Assim, pode-se criar “identificações pessoais” – subjetividades - a partir de elementos da natureza. E ao final, com a construção e observação da MANDALA coletiva, estimular ao mesmo tempo a fala e a escuta entre as pessoas.
Afinal, o grupo irá se ver ao longo do ano inteiro pelo menos 1 x por mês. A atividade também tem o propósito de (re)pensar sobre até que ponto, em sala de aula, compartilhamos nossas potências e dificuldades, e se somos capazes de dar mais leveza/naturalidade ao que se desenvolve. A partir daqui se faz a “ponte” com o PRN 2023 enfatizando tratar-se de um desafio coletivo aquilo que virá a ser feito por cada escola por meio de seus educandos/as e educador/a.
✓ 15h35 às 15h50: parte da dinâmica em que a turma pôde sair da sala e, no Parque da Cidade, ao caminhar e observar a natureza, agruparam 02 tipos de elementos: um elemento que representasse o que traduz a POTENCIALIDADE dos/das educadoras/es durante os trabalhos que desenvolvem. Isto é, seu(s) ponto(s) forte(s). Já um outro elemento correspondeu às FRAQUEZAS/DIFICULDADES que sentem. Tipos de elementos: pedras, terra, folhas, flores, areia, troncos, caule, sementes etc.
✓ 15h50 às 16h25: momento do retorno à sala do CEFE. Cada professor/a, diante de si, colocou em duas folhas de papel os elementos trazidos (alguns também escreveram na folha relativo ao elemento) – isso em círculo e, no chão, como se vê nas fotos deste relatório. Todos andaram pelo círculo observando o conjunto dos elementos (acabou também se tornando lúdico, pois comentários foram sendo soltos entre as pessoas e de forma livre). Em seguida, foram convidados a se expressar (quem o quisesse fazer) e, por fim, com os elementos o grupo construiu uma MANDALA no centro da sala e, feito isso, numa rodada, as pessoas presentes lançaram oralmente uma palavra que traduzisse o que sentiu com a dinâmica. Isso levou à reflexão sobre sermos o “todo” e é esse todo de potências e dificuldades que se leva diariamente para a sala de aula.
Ademais, os elementos do nosso entorno também são um todo, ora caótico, ora mais harmônico. Nada fixo e sempre em transformação.
✓ 16h25 às 16h30: recados finais de Luciano Machado reforçando para que façam a avaliação do HTC (link a ser enviado no grupo PRN do wtssp).

Registros dos momentos do HTC:

Relato HTC Nascentes - 11/04/2023

Local: Parque da Cidade, no auditório do antigo espaço da Secretaria de Meio Ambiente, das 14h às 16h30.
Presentes na coordenação dos trabalhos: Luciano Machado, da Divisão de Educação Ambiental da PMSJC, Auira Ariak e Federica Fochesato (ambas formadoras contratadas para o PRN 2023).

Professores presentes em número: 17 (dentre todos, apenas uma professora era a OP)
Atividades ocorridas durante o HTC:
✓ 14h10 às 14h20 – Luciano Machado introduziu o HTC relembrando o conceito “Soluções baseadas na natureza” (CBN);
✓ 14h20 – Leitura, pela educomunicadora Federica, do artigo de opinião “Os parques que não temos”, de sua própria autoria (texto de 2014). Com isso, breve discussão e estímulo para se refletir para além das nascentes da cidade, isto é, os rios e seus cursos d’água em plenas áreas urbanizadas;
✓ 15h às 15h20 – Pausa para o café/socialização;
✓ 15h20 - Exibição do documentário “Entre rios”, de Caio Ferraz;
✓ 15h40 às 16h20 - Dinâmica Teia da Vida (integra a apostila de apoio do PRN) adaptada à realidade das nascentes e à possibilidade dos educadoresse apresentarem e, também, de expor suas expectativas quanto ao projeto;
✓ 16h25 - Encerramento com entrega de materiais aos educadores (camiseta, livros e apostilas do PRN) e avisos finais.

Registros dos momentos do HTC: