Passo a Passo para Participar da Mostra de Vídeos Ambientais 2019

Roteiro de Atividades

ROTEIRO DE ATIVIDADES PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL/DOCUMENTÁRIO DO PROGRAMA REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES

Observação: Trata-se de uma sugestão. O(A) professor(a) poderá ordenar as ações de forma diferente.

ETAPAS

PASSOS

AÇÕES

SUGESTÕES DE REGISTRO

1. Identificar os problemas

1.1 Estudo de campo: visitar a nascente

Para iniciar as atividades é importante que os estudantes conheçam a nascente próxima à escola. Para isso sugere-se um estudo de campo, durante o qual é possível realizar a análise da água. Consultar o Caderno do Professor do Programa Revitalização de Nascentes (Atividade 04 e Anexo 1) para embasar o planejamento dessa ação.

Durante o estudo de campo é possível observar vários aspectos da nascente, entre eles: desenvolvimento da vegetação, presença de entulho, etc. Consultar o Caderno do Professor do Programa Revitalização de Nascentes (Atividade 07 e Anexo 2) para o registro das informações obtidas em campo.

- Relatório de análise de água (Anexo 1)

- Relatório de análise de campo (Anexo 2)

- Fotografia

- Audiovisual

1.2 Ler e analisar relatório de campo

As informações oriundas do Relatório de Análise de Campo podem ser compiladas e apresentadas pelo professor em slides, por exemplo, ou lidas coletivamente em sala de aula. A leitura deve ser acompanhada do esclarecimento de dúvidas conceituais e seguida de estudo e reflexão.

1.3 Ler e analisar ficha técnica da nascente

As informações oriundas do Relatório de Análise de Água (ficha técnica) podem ser apresentadas pelo professor em slides, por exemplo, ou lidas coletivamente em sala de aula. A leitura deve ser acompanhada do esclarecimento de dúvidas conceituais e seguida de estudo e reflexão.

1.4 Entrevistar moradores do local onde fica a nascente

Professor(a) e estudantes elaboram um questionário (guia) para entrevistar os moradores locais e colher dados de percepção da nascente. É possível escolher um perfil de grupo entre os moradores. Por exemplo: moradores mais antigos; jovens; moradores envolvidos em atividades de cuidado com a nascente; outros.

1.5 Eleger o problema a ser enfrentado, destacado

Aula ou reunião com os alunos participantes para definir qual problema será abordado no vídeo a ser produzido pela escola. Considerar a possibilidade de abrir o convite para outros integrantes da comunidade escolar nesse momento.

Para se chegar ao problema, recomenda-se a elaboração de um mapa de ideias. Consultar o Caderno do Professor do Programa Revitalização de Nascentes (Atividade 08).

2. Estabelecer o caminho para a solução ou melhoria da situação problema

Organizar um encontro na escola para discutir o problema e se buscar  a solução ou mudanças que possam contribuir para a melhoria da situação

Procedimentos sugeridos:

a)      sensibilização por meio do audiovisual (apresentar um vídeo de curta duração no início do encontro  com o objetivo de aproximar o público do tema que será discutido);

b)      relato da situação problema pelos estudantes participantes: o que viram? O que descobriram? O que estudaram sobre a nascente? Imagens captadas anteriormente poderão ser usadas para ilustrar as falas.

c)      discutir com os participantes como gostariam de ver a nascente a médio e longo prazo;

d)      identificar ações individuais e/ou coletivas (em grupos pequenos, primeiramente, se o número de participantes for elevado) que possam resolver ou melhorar a situação problema.

3. Intervenção em prol da solução ou melhoria da situação problema

Realizar a ação ou as ações planejadas durante o encontro

Planejar cada ação da forma mais detalhada possível, de modo a: identificar quem participará; organizar a infraestrutura para que tudo transcorra com segurança; solicitar autorização e apoio da equipe de gestão escolar; prever a participação de integrantes externos da comunidade escolar; estabelecer data e local; etc. Em caso de plantio, verificar o período mais adequado. Consultar o Caderno do Professor do Programa Revitalização de Nascentes (Atividade 06).

4. Produção do vídeo ambiental

A partir dos estudos e registros realizados, elaborar o roteiro, produzir e editar o vídeo final

Escrever o roteiro do audiovisual, selecionar e editar as imagens obtidas; verificar a necessidade de captar novas imagens; escolher a trilha sonora, etc.

Consultar o Caderno do Professor do Programa Revitalização de Nascente: “Metodologia de trabalho” (a partir da página 38 até o final).

Audiovisual

5. Encaminhar a produção audiovisual para a 6ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes.